Exposição “Viva Nª. Srª. de Nazaré” abre portas do TCE para arte e população

As comemorações pelo primeiro aniversário do Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo trazem novamente às instalações da Corte de Contas manifestações culturais diversas e de qualidade reconhecida por especialistas e curiosos em geral.

Ronaldo Moraes Rêgo, Jocatos, Geraldo Teixeira; homenagem a Julieta de França, ações socioeducativas, visitas monitoradas, enfim, após um ano cheio de atrações que já entraram para a história do local, o espaço dedicado a valorização da cultura paraense e brasileira, recebe desta vez uma exposição dedicada ao talento e aprendizado de servidores do TCE-PA, bem como a excepcional qualidade da arte genuinamente paraense que emerge da utilização do Miriti.
 
Exposição “Viva Nossa Senhora de Nazaré”
 
Com trabalhos de grande qualidade estética e fotográfica, as servidoras do TCE e MPCE, respectivamente Anita Lima e Irene Almeida, apresentam fotografias coloridas (Anita) e em preto e Branco (Irene), cujo foco é retratar momentos de rara beleza, êxtase, alegria e profundidade da fé que emana da procissão gigantesca e única, que é o Círio de Nazaré.
 
Feliz foi o curador da exposição, Bob Menezes, ao resumir os trabalhos das duas apaixonadas por fotografia: “Nas imagens em preto e branco de Irene, vemos a fé sofrida, a contrição. Já nas fotos de Anita, o Círio aparece enquanto festa, com seu colorido, sua alegria”, disse Menezes.
 
É essa simbiose de olhares que se encontra à disposição – com entrada franca – a quem quiser confirmar a beleza e qualidade do trabalho de ambas no espaço que leva o nome de um grande entusiasta da arte e cultura locais. Clique aqui para ler as filipetas sobre os trabalhos das fotógrafas. Aqui você lê as matérias e notas publicadas nos jornais Diário do Pará e O Liberal.
 
Exposição de arte sacra
 
Ministrada pela servidora Dione Guimarães, a oficina de arte sacra que iniciou as comemorações pelo primeiro aniversário do Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo resultou em quinze imagens tratadas e pintadas pelo mesmo número de servidoras participantes, a partir de técnica em barroco rústico.
 
Essas pinturas atendem as indicações da Santa Igreja Católica a respeito das cores utilizadas para cada santo (a) da religião. Nossa Senhora ficou linda como deve ser, afinal, foram três dias de intensas atividades. Tamanha é a boa impressão causada em todos que observam a beleza e qualidade dos resultados obtidos, que não é exagero dizer que a oficina superou as expectativas de todos os envolvidos.  Aqui você lê a filipeta sobre a arte barroca e as oficinas.
 
Estão expondo seus trabalhos as servidoras: Carmen Serrano, Daisy Carneiro, Damiana Damasceno, Gisele Bernardes, Graça Moraes, Heloisa Maia, Lina Barbalho, Márcia Meira, Maria Cristina Monice, Mônica Franco, Rosiane Marcelino, Simone Sidrim, Socorro Monteiro, Sônia Segtowich e Tereza Malato;
 
“Exposição Canoas dos Promesseiros”
 
Utilizando o espelho d’água do lago artificial do TCE-PA com barcos e canoas de Miriti, feitas pelos artesãos de Abaetetuba, essa ação tem causado grande impacto nos milhares de transeuntes que circulam pela fachada principal da Corte de Contas, localizada na travessa Quintino Bocaiúva.
 
“Achei muito interessante. Estávamos passando pelo outro lado da calçada caminhando em direção à Braz de Aguiar, quando vimos os barquinhos que simulam a Romaria Fluvial. Realmente muito legal”. Afirmou Gabriela Estumana, estudante do Colégio 1º ano do Segundo Grau do Orlando Bitar, que estava acompanhada dos amigos Thiago Brito, Aline Leal e Catarina Bandeira.
 
Ação socioeducativa

As comemorações seguirão com a ação socioeducativa com alunos de escolas públicas, que está programada ainda para setembro, quando ocorrerá a “Primavera dos Museus”, evento em parceria com o IBRAM.
 
Catálogo com edição comemorativa
 
Outra iniciativa relativa ao aniversário do espaço será a distribuição de um catálogo com edição comemorativa do I Ano Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rego, elaborado pelas servidoras Lilian Damasceno Carneiro, Rosiane Marcelino e Silvia Chaves Teixeira. A publicação irá exibir o registro dos acontecimentos ao longo do primeiro ano local. Sua entrega está programada dia 26 de outubro.
 
Criação do Espaço
 
No dia 03 de setembro de 2009, por proposição do Excelentíssimo Conselheiro Nelson Luiz Teixeira Chaves, foi criado o Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo. Sua inauguração ocorreu em 13 de outubro daquele ano, através da Resolução N° 17.765.
 
No processo do desenvolvimento de ações voltadas à cidadania o Centro de Memória criou a programação comemorativa do primeiro aniversário do espaço cultural, com o propósito de valorizar este canal cultural disponibilizado à população, e mobilizar os servidores desta Corte de Contas.
 
As comemorações do I Aniversário do Espaço Cultural Conselheiro Clóvis Moraes Rêgo visam também a interação com público interno e externo, oferecendo inúmeros eventos no calendário, que tiveram início em 24 de agosto e irão até o dia 26 de outubro.
 
Autoridades e artistas prestigiam exposição
 
A Presidente do TCE, Conselheira Lourdes Lima, o Conselheiro Coordenador de Informática e Processamento de Imagens, Nelson Chaves, o Conselheiro Coordenador de Capacitação de Recursos Humanos, Luís Cunha, a Procuradora Geral do MPCE, Maria Helena Loureiro, o artista plástico Geraldo Teixeira, os fotógrafos Bob Menezes (curador) e Guy Veloso, convidados, diretores e servidores do TCE e MPCE compareceram à abertura das exposição “Viva Nossa Senhora de Nazaré”. 

alt