Presidente da ABEL visita TCE e propõe parcerias

Presidente da ABEL visita TCE e propõe parcerias


Com o objetivo de fazer uma visita de cortesia a Presidente do TCE-PA, Conselheira Lourdes Lima, bem como conhecer a equipe de servidores que trabalha na implantação da Escola de Contas da Corte estadual, o Presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL) e Diretor da Gráfica do Senado Federal, Florian Madruga, foi recebido no final da manhã de sexta-feira 03, na Presidência e na sala da Escola de Contas da instituição.

Embora a agenda da Presidente não previsse a visita, a Conselheira Lourdes Lima atendeu ao representante da ABEL e do Senado Federal entre um compromisso e outro anteriormente previsto na sua agenda oficial.

Ele veio a cidade para prestigiar o lançamento de um livro em braile dirigido aos portadores de deficiência visual no estande da Gráfica do Senado Federal na Feira Pan-amazônica do livro. Estando na cidade, aproveitou para visitar o TCE e o seu projeto de escola de contas. No local, Florian Madruga foi recebido pelos servidores Vera Fidalgo, Mariúcia Lacerda, Marcos Pontes e Tereza João.

Escolas nasceram com Constituição de 1988

Na conversa com a equipe da Escola de Contas do TCE-PA, Florian Madruga se disse muito feliz com o projeto local, surpreendido pela organização, e afirmou estar certo que a escola daqui vai ter um papel fundamental na capacitação de servidores e jurisdicionados do TCE-PA. Ele disse também que a escola vai melhorar ainda mais a excelência dos trabalhos que a Corte de Contas presta à população do Pará.

Em seguida, Florian Madruga fez uma breve exposição sobre a criação das “escolas de governo” (artigo 39, parágrafo 2º da Constituição Federal de 1988), a partir de quando surgiram as escolas do legislativo, da magistratura, do TCU, todas incentivando a abertura das suas congêneres por todo o Brasil.  

Acordo de cooperação com o Senado

Após a visita à Escola de Contas, Florian Madruga compareceu à Presidência do TCE onde foi recebido pela Conselheira Lourdes Lima. Na oportunidade, na condição de diretor da Gráfica do Senado Federal, propôs à Conselheira, a assinatura de um protocolo de intenções entre o Senado e o TCE-PA, que dê início a elaboração de um convênio cujo objeto seja um intercâmbio técnico-cultural, por intermédio do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e a Secretaria do Interlegis.

Com a parceria, serão possibilitados treinamentos e capacitações de servidores do TCE-PA pelos técnicos do Senado, e vive-versa, de acordo com Madruga. Ele citou os projetos de excelência realizados pela instituição nas áreas de acessibilidade, capacitação e meio ambiente como exemplos da cooperação que pode ser sacramentada.

A Presidente se mostrou entusiasmada com a proposta, disse que o TCE-PA tem todo o interesse em partilhar experiências e acordos dessa natureza com instituições como o Senado Federal, e pediu que o diretor daquela Casa institucionalizasse a proposta, pois ela era muito bem-vinda. Após o encontro com a Presidente, o representante da ABEL e do Senado conheceu o Centro de Memória e mais um pouco sobre Serzedello Corrêa.