Representantes de instituições públicas de controle pertencentes ao Mercosul estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, 11, para discutirem assuntos pertinentes ao aperfeiçoamento da rede internacional.
A reunião foi promovida pela Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur) durante a realização do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) até o dia 14.
A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, compareceu à reunião como representante da Corte de Contas paraense.
Na avaliação do presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva, o sistema de controle externo precisa ser fortalecido. Para que isso ocorra, “é necessária uma atuação mais incisiva dos cidadãos, a quem pertencem os recursos públicos. Fazem parte da pauta da Atricon o combate à corrupção e o fortalecimento do sistema de controle externo”, revelou.
O presidente da Asur, Conselheiro Marcos Peixoto, também destacou a necessidade da atuação integrada entre as instituições representativas não só do Brasil, mas de todo o Mercosul, para se alcançar resultados mais efetivos. “Assinamos recentemente um documento que foi muito bem redigido em favor da manutenção das atribuições dos Tribunais de Contas argentinos”, disse o Conselheiro.
A Asur é uma entidade civil sem fins lucrativos, composta pelas entidades públicas de controle externo dos países signatários do Mercosul, que são seus membros efetivos. Dentre seus objetivos estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.
TI - Na mesma tarde, ocorreu a reunião da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação da Atricon, com a apresentação das principais ações já implementadas pelos Tribunais de Contas do Brasil na finalidade de desenvolver as atividades de controle externo com o uso da tecnologia da informação.
A Conselheira Rosa Egídia também participou da reunião, que congregou profissionais da área de TI de todo o país. A secretária de Tecnologia de Informação do TCE-PA, Leda Mara Monteiro, também esteve presente.
O principal destaque foi o Sistema TI Conecta, que consiste em uma grande rede de informações composta pelos TCs criada com a finalidade de fomentar o compartilhamento de soluções em tecnologia da informação e assim diminuir custos de desenvolvimento de ferramentas.