IX ENTC reúne integrantes da Asur e da Rede STI da Atricon

Representantes de instituições públicas de controle pertencentes ao Mercosul estiveram reunidos na tarde de segunda-feira, 11, para discutirem assuntos pertinentes ao aperfeiçoamento da rede internacional.

A reunião foi promovida pela Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (Asur) durante a realização do IX Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que ocorre em Foz do Iguaçu (PR) até o dia 14.

A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C.  Lopes, compareceu à reunião como representante da Corte de Contas paraense.

Na avaliação do presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva, o sistema de controle externo precisa ser fortalecido. Para que isso ocorra, “é necessária uma atuação mais incisiva dos cidadãos, a quem pertencem os recursos públicos. Fazem parte da pauta da Atricon o combate à corrupção e o fortalecimento do sistema de controle externo”, revelou.

O presidente da Asur, Conselheiro Marcos Peixoto, também destacou a necessidade da atuação integrada entre as instituições representativas não só do Brasil, mas de todo o Mercosul, para se alcançar resultados mais efetivos. “Assinamos recentemente um documento que foi muito bem redigido em favor da manutenção das atribuições dos Tribunais de Contas argentinos”, disse o Conselheiro.

A Asur é uma entidade civil sem fins lucrativos, composta pelas entidades públicas de controle externo dos países signatários do Mercosul, que são seus membros efetivos. Dentre seus objetivos estão o intercâmbio permanente de documentação e informação técnica entre os países membros; vinculação com entidades similares constituídas em outros mercados regionais, países e organismos internacionais; cooperação técnica, promoção de eventos e realização de atividades acadêmicas, docentes, de investigação e assessoramento.

TI - Na mesma tarde, ocorreu a reunião da Rede de Secretários de Tecnologia da Informação da Atricon, com a apresentação das principais ações já implementadas pelos Tribunais de Contas do Brasil na finalidade de desenvolver as atividades de controle externo com o uso da tecnologia da informação.

A Conselheira Rosa Egídia também participou da reunião, que congregou profissionais da área de TI de todo o país. A secretária de Tecnologia de Informação do TCE-PA, Leda Mara Monteiro, também esteve presente.

O principal destaque foi o Sistema TI Conecta, que consiste em uma grande rede de informações composta pelos TCs criada com a finalidade de fomentar o compartilhamento de soluções em tecnologia da informação e assim diminuir custos de desenvolvimento de ferramentas.

WhatsApp Image 2024 11 12 at 08.33.26

WhatsApp Image 2024 11 12 at 08.33.29

WhatsApp Image 2024 11 12 at 08.33.30

WhatsApp Image 2024 11 12 at 14.09.27

WhatsApp Image 2024 11 12 at 14.09.26

WhatsApp Image 2024 11 12 at 14.21.57