Presidente do TCE prestigia sessão de outorga do Grande Colar do Mérito do TCU, em Brasília

Personalidades de destaque do cenário nacional foram homenageadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta-feira, 4, em Brasília (DF) durante sessão solene extraordinária de outorga do Grande Colar do Mérito da Corte de Contas federal. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Conselheira Rosa Egídia Crispino C. Lopes.

Os agraciados com o Grande Colar do Mérito do TCU foram o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, o artista plástico Jailson Marinho, o jornalista Jânio Sérgio de Freitas Cunha, o médico cardiologista Roberto Kalil Filho e a médica neurofisiologista Márcia Waddington Cruz. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também recebeu a homenagem na categoria instituição.

Conduzida pelo Presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, a cerimônia teve como orador em nome de todo o Tribunal o também ministro do TCU Benjamin Zymler. O ministro aposentado do STF Ricardo Lewandowski discursou representando os homenageados.

Criado em 2003, o Grande Colar do Mérito do TCU condecora personalidades nacionais ou estrangeiras que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tornaram-se merecedoras da distinção.

O agraciamento é comprovado mediante diploma expedido pelo chanceler da insígnia, o Presidente da instituição.

A escolha dos contemplados é feita, em sessão especial, pelo Conselho do Grande Colar, composto pelo Presidente, pelo Vice-Presidente e pelos ministros titulares do TCU.

Magna Carta – A Conselheira Presidente Rosa Egídia também participou, na quarta-feira, 4, do lançamento do livro “A Constituição da Democracia em seus 35 Anos", coordenado pelos ministros do STF Luiz Edson Fachin e Luís Roberto Barroso e pelo desembargador federal Álvaro Ricardo de Souza Cruz, publicado pela Editora Fórum. A cerimônia ocorreu no Átrio da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, do edifício-sede do STF.

 

TCUC06.10.2023

TCUD06.10.2023

TCUA06.10.2023

TCUB06.10.2023