O Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) será um dos pontos de apoio instalados ao longo do trajeto da Romaria da Acessibilidade, que ocorrerá neste sábado (21), a partir das 8 horas. O intuito é dar acolhimento aos fiéis da primeira procissão voltada para pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida, dentro da programação da maior manifestação católica da Amazônia, o Círio de Nazaré.
De acordo com Aíla Seguin, servidora da Corte de Contas e voluntária da Comissão de Acessibilidade da Romaria, o ponto de apoio no Tribunal, na esquina da travessa Quintino Bocaiúva com a avenida Nazaré, contará com a instalação de uma tenda com mesas e cadeiras e serão disponibilizados dois banheiros. Também serão distribuídos abafadores de ruídos para romeiros autistas (por conta da sensibilidade com sons em volume alto) e água mineral pela Associação dos Portadores de Deficiência (APPD), com a presença de uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e uma ambulância.
“Foi uma feliz coincidência de que, no ano em que se realiza essa romaria inédita, o TCE-PA promoveu o tema da inclusão na Exposição Canoas de Promesseiros, a inclusão embarca aqui", disse Aíla Seguin.
O TCE-PA possui o Plano de Logística Sustentável que traz em seu eixo 4 - Sustentabilidade no Ambiente de Trabalho a promoção da inclusão. E no eixo 7, Obras Sustentáveis e Manutenção Predial, está descrita a promoção da acessibilidade universal nas dependências físicas internas e periféricas do Tribunal. O PLS está disponível no site www.tcepa.tc.br, na aba TCE Sustentável.
O percurso da Romaria iniciará pela Basílica Santuário, passará pelas avenidas Generalíssimo Deodoro e Brás de Aguiar, travessa Quintino Bocaiúva e avenida Nazaré e retornará à Basílica. A programação é organizada pela Diretoria da Festa de Nazaré em parceria com entidades e movimentos que representam as pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. Ao todo, estão envolvidos 400 voluntários.
Sob a temática deste ano, “A inclusão embarca aqui, embarque você também”, o TCE ofertou 60 das 200 miniaturas que fazem parte da Exposição Canoas de Promesseiros para serem pintadas por crianças autistas na Oficina de Brinquedos de Miriti, atividade que integrou a ‘Manhã dos Eleitos’, que é um evento realizado pela Diretoria da Festa de Nazaré. Durante a atividade, no dia 23 de setembro, o público infantil teve a oportunidade de pintar os brinquedos de miriti, estimulando a criatividade, a coordenação motora fina e demais habilidades sensoriais. Os barquinhos de miriti pintados pelas crianças retornaram ao Tribunal para comporem a exposição nos espelhos d’água do edifício-sede do TCE-PA.