Nesta segunda-feira, 25, celebra-se o centenário de nascimento de uma das mais importantes figuras políticas da história do estado do Pará, o coronel do Exército Alacid da Silva Nunes, que exerceu o cargo de governador do estado por duas vezes, além de ter sido prefeito de Belém e deputado federal.
Nascido no dia 25 de novembro de 1924, Alacid Nunes possui grande relevância na trajetória do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), sendo o responsável direto pela construção do atual edifício-sede da instituição, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, no bairro de Nazaré.
Enquanto governador do Pará no período de 1966 a 1971, concedeu ao TCE a força e o status como relevante órgão de controle externo ao proporcionar instalações adequadas para o seu funcionamento.
No final dos anos 60, em visita ao TCE-PA, Alacid Nunes, sensibilizado pelas condições inadequadas da sede localizada no prédio anexo ao Museu Emílio Goeldi, resolveu adquirir um terreno para a construção do atual Palácio Serzedello Corrêa.
Ele incumbiu o então secretário de estado de viação e obras públicas, engenheiro José Maria de Azevedo Barbosa, que seria mais tarde Conselheiro do TCE, da ágil construção de um moderno prédio na área do Largo do Redondo, no bairro de Nazaré.
Com vistas à elaboração do projeto arquitetônico, foi realizado um concurso que teve como vencedores três jovens arquitetos, Paulo Chaves, Paulo Cal e Armando Mendonça. O trio desenvolveu um projeto bastante arrojado para a época, seguindo a linha brutalista, marcante no tempo do pós 2ª Guerra Mundial até o final da década de 70, quando se vivia um período de austeridade.
As obras de perfil brutalista fazem uso do concreto armado aparente, com blocos pré-moldados no teto sem placas de gesso. O projeto previa a simplicidade, praticidade e funcionalidade dos espaços.
No dia 21 de outubro de 1970, sob a presidência da Conselheira Eva Andersen Pinheiro, o TCE-PA inaugurava a sua sede própria e definitiva. O evento foi prestigiado pelas autoridades locais da época, marcando uma nova fase para o Tribunal de Contas, que agora contava com uma edificação adequada às suas atividades como órgão de fiscalização.
Ao comemorar o centenário de nascimento do coronel Alacid Nunes, que faleceu em 2015, o TCE-PA mantém viva a sua memória institucional, prestando a devida homenagem a quem muito contribuiu para a elevação do controle externo estadual.