Círio 2013: TCE abre portas para arte paraense

Sucesso desde que foi instalada pela primeira vez, em 2010, a exposição “Canoas de Promesseiros” já pode ser vista e contemplada novamente por pedestres, transeuntes, turistas, estudantes e demais personagens que circulam diariamente pela travessa Quintino Bocaiúva no perímetro entre as avenidas Nazaré e Brás de Aguiar.

Produzidas por artesãos de Abaetetuba, a profusão de barcos de Miriti que simulam uma Romaria Fluvial no lago do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), volta a adornar o ambiente e fazer a alegria, sobretudo de crianças, que não escondem o encantamento com o talento daqueles artesãos.

Pinturas em óleo sobre tela, pop arte, artes francesa, acadêmica e contemporânea também fazem parte das homenagens no âmbito da cultura local, mais uma vez prestigiada no Espaço Cultural Cons. Clóvis Moraes Rêgo, do TCE-PA.

Caso queiram contemplar essas obras, basta que interessados e curiosos adentrem pelo hall de entrada do tribunal, e visitem o trabalho de outros três artistas plásticos; Ali também estarão expostos até o dia 31 de outubro pinturas dos “Artistas da Praça”, grupo formado pelos pintores Mileno, Ventirueri e César Maia.

Este último, ao agradecer a oportunidade dada pelo tribunal, lembrou que o importante não é somente a comercialização das obras, mas, também, a divulgação do trabalho de cada um. “O artista precisa mostrar o seu trabalho e há uma carência de espaços. Além da oportunidade que nos é franqueada pelo TCE, é preciso destacar a grande abrangência que ganhamos num local como este”, reconheceu.

Durante a abertura das exposições, também houve a apresentação do Coral Eva Andersen Pinheiro, formado por servidores do TCE. O grupo cantou seis canções alusivas ao Círio, e voltará a se apresentar na noite da Trasladação, no próximo dia 12 de outubro.