TCE auxilia TCM na implantação de Plano Estratégico

Dando continuidade aos trabalhos e ações previstas no Convênio de Cooperação Técnica nº. 002/08, firmado em 03 de outubro de 2008 entre este Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM-PA), a equipe de servidores da Assessoria de Planejamento desta Corte de Contas começará, a partir desta quinta-feira 09, a desenvolver ações programadas em conjunto com os servidores do TCM-PA cujo objetivo é a implementação do Planejamento Estratégico do referido Tribunal.

Até o momento oito tribunais de contas brasileiros ainda não possuem Planejamento Estratégico. Dentre esses encontra-se o TCM-PA. Conforme programação definida, o trabalho será desenvolvido em 12 (doze) etapas, em (cinco) meses. Isso irá gerar ao final o Plano Estratégico do TCM-PA, bem como o Plano de Gestão daquela Corte de Contas.

É importante ressaltar que os técnicos irão desempenhar o papel de monitores durante o processo de implementação do Planejamento Estratégico no TCM-PA. caberá a eles a tarefa de ministrar oficinas sobre o tema aos servidores e mediar a construção do Mapa Estratégico do TCM-PA. Também será de responsabilidade dos servidores do TCE-PA a coordenação da aplicação de pesquisa que objetiva realizar a análise do ambiente no TCM-PA, apontando os pontos fortes e fracos da instituição, que servirão como referencial estratégico para o processo.

De acordo com a equipe coordenada pelo servidor Alberto Vieira, convém destacar que já foi elaborado o modelo de pesquisa, e este já se encontra em aplicação no TCM-PA. Este mesmo modelo poderá também ser utilizado por este TCE-PA, quando da reformulação, no final de 2011, do Plano Estratégico desta Corte de Contas.

Os outros TC’s que ainda estão em fase de implantação dos seus respectivos planos estratégicos são: TCE-SP, TCM-BA, TCE-MA e TCM-GO. Essas cortes contrataram consultorias especializadas para a realização da tarefa. Já os tribunas dos estados do Acre, Roraima e Sergipe contam com o apoio técnico do TCE-RN para a consecução deste tão relevante objetivo.