TCE-PA presente no encontro de estudos avançados sobre novas tecnologias realizado pelo Instituto Rui Barbosa

O Instituto Rui Barbosa (IRB) promoveu, na sexta-feira, 10, em Brasília (DF), o quinto encontro do curso de estudos avançados da entidade, com o objetivo de discutir os grandes desafios nacionais contemporâneos para o controle externo em face ao uso das tecnologias digitais.  A programação ocorreu na sede do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Escola de Contas do Tribunal de Contas da União (TCU).
 
A Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Rosa Egídia Crispino C. Lopes, que também é membro da Diretoria do IRB, participou do curso, que nesta edição teve como tema principal “Governo Digital, Novas Tecnologias de Big Data, Blockchain e Inteligência Artificial: Como Aproveitar os Ganhos de Produtividade e Promover a Inclusão Digital”. O Conselheiro Ouvidor Odilon Teixeira também esteve presente ao encontro. 
 
O curso de estudos avançados possui como público-alvo os Conselheiros dos Tribunais de Contas de todo o Brasil, sendo composto por dez encontros presenciais, conforme data previamente divulgada, totalizando 40 horas-aula, com certificação expedida pela USP. O primeiro encontro ocorreu em agosto de 2022.
 
O Conselheiro Edilberto Pontes, Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e idealizador do curso, fez a abertura oficial do evento. Em sua apresentação, enfatizou a importância dos avanços tecnológicos no mundo contemporâneo e os seus impactos na vida em sociedade. Também ressaltou, as iniciativas governamentais que põem a administração pública em total sinergia com a tecnologia. 
 
O Presidente do IRB destacou, ainda, a importância da efetiva participação dos Conselheiros ao longo dos encontros do curso de estudos avançados promovidos pelo Instituto.
 
A capacitação do quinto encontro foi ministrada pelo professor e pesquisador do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), Dr. João Eduardo Ferreira, e reuniu importantes nomes de referência nacional e internacional.
 
O curso possui como coordenador acadêmico o professor doutor Ignácio Maria Poveda Velasco, professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), grande expoente do pensamento jurídico brasileiro, autor de inúmeros trabalhos de referência. A vice-coordenação do curso é conduzida pela professora doutora da USP, Ana Carla Bliacheriene.
 
 
cursoirbA13.02.2023
 
IRBD13.02.2023
 
IRBA13.02.2023
 
IRBC13.02.2023
 
IRBE13.02.2023
 
IRBF13.02.2023