Presidente do TCE-PA compõe mesa de encerramento da semana de acolhimento discente na UFPA

Na última sexta-feira, 18, a Conselheira Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Lourdes Lima, compôs a mesa de encerramento da semana de acolhimento do discente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia – PPGDDA, mantido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A primeira turma de mestrado profissional da Região Norte terminou os créditos das disciplinas do curso e está em fase de elaboração do projeto de pesquisa para aqualificação e, na semana passada, recebeu os componentes da segunda turma. Participaram do evento os professores Lucivaldo Barros, Andreza Smith e Valena Jacob, da UFPA, e o Procurador Geral de Contas do Estado do Pará Patrick Bezerra.

Em sua fala, a Conselheira Lourdes Lima destacou a importância do PPGDDI, da busca constante do conhecimento, além de fazer referência ao Projeto TCE Cidadão, que começou embrionário nas escolas públicas e atualmente envolve instituições de ensino superior.

Fruto do convênio celebrado entre o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA), TCE/PA, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8), Ministério Público Federal (MPF – PR/PA), Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Defensoria Pública do Estado (DPE), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), e Associação dos Procuradores do Município de Belém (APMB), o mestrado profissional busca transferir o conhecimento técnico-científico da universidade para o mercado de trabalho. O aluno do mestrado profissional é formado para atuar profissionalmente nessas instituições e não para seguir uma carreira na pesquisa acadêmica ou a docência.

Participaram da primeira turma do curso de pós-graduação pelo TCE-PA o Conselheiro Substituto Daniel Mello e as auditoras de Controle Externo Vera Braga e Larissa Fagundes. Na segunda turma está como discente o Conselheiro Substituto Julival Rocha pelo Tribunal. 

Vale lembrar que estão abertas as inscrições para as duas vagas no curso de mestrado profissional em Direito, ofertado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Escola de Contas Alberto Veloso.

As vagas são remanescentes de uma primeira oferta realizada em 2021, e deverão ser preenchidas por servidores efetivos cujas atividades desempenhadas no Tribunal estejam alinhadas com a proposta do Programa de Mestrado, considerando os critérios estabelecidos pela Resolução 19.225/2020. 
 
O edital de abertura será lançado no final deste mês e mais informações sobre o Programa de Mestrado podem ser encontradas no endereço:
 

Texto: Josiele Sousa, com apuração de Bethânia Cavaleiro de Macêdo (Ascom TCE-PA)
Foto: André Maia (Ascom TCE-PA)

 

ufpatce paC21.03.2022

A Conselheira Lourdes Lima representou o TCE-PA durante o encerramento semana de acolhimento do programa de pós-graduação da UFPA

 

ufpatce paB21.03.2022

A Conselheira Presidente do TCE-PA citou em seu discurso o Projeto TCE Cidadão, que após o sucesso nas escolas, alcançou instituições de ensino superior

 

ufpatce paA21.03.2022

Os integrantes da mesa de encerramento da semana de acolhimento do discente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia