TCE-PA reforça Campanha Setembro Amarelo para valorização da vida

Como forma de aderir a Campanha Setembro Amarelo, período de conscientização sobre a prevenção do suicídio, o Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA) realiza durante todo o mês o compartilhamento de conteúdo informativo em suas redes sociais, murais e Rádio TCE, sob o tema “Dependência Tecnológica” e com o slogan “Conecte-se com o que faz bem”.

As principais abordagens da campanha são: Sintomas da dependência tecnológica, fatores protetivos para evitar ideações suicidas e dicas para afastar a dependência tecnológica – especialmente as relacionadas à internet.

As ações alusivas ao Setembro Amarelo estão sob a responsabilidade da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida (CSQ), vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas, culminando com a palestra “Dependências tecnológicas: novas doenças da atualidade?” a ser realizada no dia 25, das 10 horas ao meio-dia, no Auditório Ministro Elmiro Nogueira, no prédio-sede do TCE-PA, em Belém.

A psicóloga Joyce Tavares Gomes ressalta a importância do Setembro Amarelo. “Visa chamar a atenção das pessoas para o cuidado com a sua saúde mental e para a prevenção de comportamentos suicidas. É fazer com que as pessoas olhem para as suas dores e de como estão lidando com elas.  A campanha busca informar, orientar e conscientizar sobre o tema e de como buscar ajuda. Prevenir o suicídio é estar atento diariamente  às suas emoções e os seus  pensamentos, reforçando os fatores de proteção e a diminuição dos fatores de risco, o que  contribui para uma percepção mais otimista da vida.

De acordo com a servidora da Coordenadoria de Saúde e Qualidade de Vida “a dependência tecnológica pode causar a diminuição da comunicação familiar e do círculo social, provocando o isolamento, o que é um fator de risco para o comportamento suicida. Além de sintomas de ansiedade, insônia, impulsividade, as pessoas dependentes apresentam baixa tolerância a frustração, um humor mais deprimido, falta de habilidades sociais e perda de foco e atenção”.

Sobre o tema “Conecte-se com o que faz bem”, a psicóloga orienta que as pessoas  devem utilizar as tecnologias de forma  mais consciente e inteligente, limitando horários para  a utilização dos aparelhos tecnológicos. Assim como, evitar  o uso destes na presença de outras pessoas, priorizando o contato real ao virtual, ou seja, buscando estar presente tanto fisicamente como mentalmente. “Também é importante inserir passatempos fora da internet , reuniões sociais, atividades com a família e amigos. É conectar-se com o que é, verdadeiramente, necessário a saúde mental”, destaca a psicóloga.

DATA

Instituído no ano de 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de prevenir o ato do suicídio, através da adoção estratégias pelos governos dos países.

AJUDA

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone 188, ou pelo site www.cvv.org.br. Fundado em 1962, O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito, sob total sigilo e anonimato.