Público da Usina da Paz Icuí-Guajará prestigia palestra sobre cidadania e controle social do TCE Cidadão

Cem pessoas participaram da palestra do Conselheiro Corregedor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Luís Cunha, no auditório da Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, nesta quarta-feira (4), através do Projeto TCE Cidadão Comunidade, fruto da parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), visando incentivar o debate sobre o exercício do controle social pelos cidadãos.

O público foi formado por 48 estudantes do 9ª Ano do Ensino Fundamental e do 1° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Romulo Maiorana, localizada no bairro do Coqueiro; de 22 alunos do Programa Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Pará; e de servidores da Usipaz e de pessoas atendidas pelo espaço interessadas em saber mais sobre o tema.

O Conselheiro Luís Cunha iniciou a palestra contando sua trajetória de vida. “Eu nasci na roça, lá em Augusto Corrêa [município do nordeste paraense]. Lá em casa só fomos ter uma TV quando eu tinha 18 anos. A gente não pode escolher nascer rico ou pobre, mas podemos utilizar nossos talentos para prosperar em nossa vida, e o melhor caminho é a educação. Estudem e acreditem em seus sonhos. E aconselho: tenham uma religião, para uma vida espiritual forte para lutar por esses sonhos”, orientou.

Em seguida, o Conselheiro Luís Cunha fez esclarecimentos sobre o sistema de Controle Externo do Brasil, formado por 33 Tribunais de Contas (da União, dos Estados, e Municípios). Também fez uma abordagem sobre a estrutura política brasileira formada pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pelo Ministério Público e pelos Tribunais de Contas, nas esferas federal, estadual e municipal.

“Nosso trabalho é fiscalizar a arrecadação e a aplicação do dinheiro público. O dinheiro arrecadado em impostos deve voltar para a população através de obras e serviços. Aqui, por meio desta ação, nós trazemos esse conhecimento, para que vocês possam ter opinião e exercer o controle social”, explicou o Conselheiro, acrescentando a importância da Ouvidoria do TCE-PA, que é o canal de comunicação com o cidadão, ao receber denúncias, críticas e sugestões.

A aluna do 1° ano do Ensino Médio, Rita de Cássia Paixão, de 16 anos, disse que leva consigo um ensinamento. “O que mais me chamou a atenção nesta palestra foi a frase do Conselheiro de que ser pobre não é problema, o problema é não ter um caráter digno e que nunca devemos desistir dos nossos sonhos”, destacou a jovem.

“É de suma importância os estudantes terem esse conhecimento, que pode ser um diferencial para a vida deles, pois proporciona uma visão sobre cidadania”, afirmou o professor de Matemática José Ivaldo Maia, da Escola Jornalista Romulo Maiorana, que acompanhou as turmas junto com a professora de Língua Portuguesa, Auricélia Monte.

De acordo com a Coordenação, a Usipaz atende a cerca de 25 mil pessoas por mês, de todas as faixas etárias, dos bairros do Maguari, Curuçambá, Coqueiro, Cidade Nova, entre outros do entorno, em diversas atividades de esporte, cultura, educação, gastronomia, além atendimento de saúde (em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde), e de cidadania (em parceria com a Fundação ParáPaz).

“Estamos muito felizes com mais esta ação, porque proporciona às crianças e jovens conhecerem o que é o TCE e quais suas funções. E como já é a terceira vez que temos a palestra, já desperta interesse destes jovens, inclusive, de conhecer o prédio do Tribunal”, afirmou a secretária-adjunta de Articulação e Cidadania, Alessandra Amaral.

“É muito prazeroso falar com esta nova geração de brasileiros. A gente presta serviço para estes cidadãos e temos que dar o conhecimento que estamos do lado deles e precisam de um conhecimento mínimo de conhecer como as instituições funcionam”, finalizou o Conselheiro Corregedor Luís Cunha.

Luiza Paula de Souza, de 62 anos, moradora do Icuí, participa de diversas atividades e serviços na Usipaz e no local está se alfabetizando. “A minha emoção de aprender a ler e escrever é que não vou mais ter que pedir a outras pessoas escrever para mim, e agora assino meu nome. Agradeço muito ao Governo do Estado por este espaço que me proporcionou isso”, disse com grande sorriso.

O encerramento da atividade do TCE Cidadão contou com sorteio de livros e com a doação de publicações para a biblioteca da Usipaz sob a organização da diretora Carmen do Carmo, da Escola de Contas Alberto Veloso (Ecav), que coordena o projeto. Na ocasião, o Conselheiro Corregedor Luís Cunha visitou as instalações do espaço.

Estiveram presentes ao evento a coordenadora de Serviços da Usipaz, Larissa Souza; a diretora da Escola Jornalista Romulo Maiorana, Claudiane Batista; a assessora da Ouvidoria do TCE-PA, Olga Benario; e demais servidores da Escola de Contas, do Cerimonial e Relações Institucionais, da Assessoria de Comunicação e Relações Públicas, do setor de Tecnologia da Informação, do Gabinete do Conselheiro Luís Cunha e do Gabinete da Conselheira Daniela Barbalho.

 

icuiguajaraTCECidadaoU05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoK05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoJ05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoL05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoO05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoP05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoN05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoI05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoH05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoG05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoT05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoS05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoF05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoE05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoD05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoC05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoR05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoB05.10.2023

icuiguajaraTCECidadaoA05.10.2023